BOAS VINDAS!!!!

Sejam todos bem vindos ao meu espaço e fiquem a vontade para mergulhar nesse agradável mundo infantil. Aqui caminharemos juntos rumo ao êxito educacional das nossa crianças.
Um abraço!!!

domingo, 19 de janeiro de 2014

O BILINGUISMO NA INFÂNCIA



O aprendizado de uma segunda língua é essencial para a inserção produtiva das crianças no contexto sociocultural da atualidade. Pesquisas comprovam que quanto mais cedo a criança começa a aprender um idioma, mais rápida e efetiva é essa aquisição. É, também, uma maneira natural e prazerosa de aumentar o raciocínio e a criatividade, já que os padrões de atividade do cérebro mudam com o passar dos anos. A inserção de outra língua nessa fase estimula o desenvolvimento intelectual, flexibilizando a capacidade de pensar, uma vez que a criança lida com dois códigos linguísticos simultaneamente. O cérebro de uma criança tem muito mais sinapses e por ele circula o dobro de glicose se comparado ao de um adulto. Biologicamente, ela está pronta e disponível para aprender e se expressar de várias formas. Este período de desenvolvimento é muito importante, pois o cérebro possui o que chamamos de grande plasticidade, ou seja, uma grande facilidade de estabelecer conexões entre as células nervosas.Portanto, na infância, o aprendizado é natural, eficiente e duradouro.
Há uma diferença na organização cerebral de quem é bilíngue desde pequeno comparado a quem aprende depois. No primeiro caso, a região ativada é a mesma para as duas línguas. Na idade adulta, elas estão em locais diferentes. Desta forma, a criança bilíngue não depende do vínculo com o português para entender ou produzir uma outra língua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Minha lista de blogs

Susany Garcia. Tecnologia do Blogger.


" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".

( Jean Piaget )

BLOG REGISTRADO

BLOG REGISTRADO